sexta-feira, 31 de julho de 2009

"Cordilheira" - Daniel Galera

Anita van der Gotz Viana é uma jovem escritora paulista que após lançar seu primeiro livro, recebe várias criticas positivas e algumas dezenas de elogios importantes. Poucos anos depois, nada disso importa e Anita simplesmente renega o seu livro não conseguindo se identificar mais com ele. Sua vida agora consiste em passar grande parte do seu tempo lendo jogada pela casa que divide com seu namorado Danilo ou fazendo pequenas tarefas domésticas.
Esse é o ponto de partida do mais recente livro do escritor gaúcho Daniel Galera de “Até O Dia em Que o Cão Morreu” e “Mãos de Cavalo”. “Cordilheira” é o primeiro romance a ser publicado dentro do projeto “Amores Expressos”, que convidou dezesseis autores brasileiros de diferentes gerações para escreverem histórias passadas em algum lugar do mundo. Entre os livros que ainda virão estão escritores como Lourenço Mutarelli, Daniel Pellizzari e Adriana Lisboa.
“Cordilheira” foi lançado ano passado pela Companhia Das Letras com 175 páginas e traz um Daniel Galera invadindo a esfera feminina pela primeira vez. Seus personagens anteriores sempre foram homens, traduzidos de maneira forte, sem muitos floreios ou rodeios. A Anita do seu novo romance carrega consigo a busca por um recomeço, tão característico do autor, e nos surpreende pela frieza, entrega e ambigüidade que consegue demonstrar.
Depois de se jogar em um mar de ociosidade, Anita só pensa em ter um filho a qualquer custo, tornando isso uma obsessão em que Danilo não consegue embarcar. No meio disso uma grande amiga sua comete suicídio. Eis que surge o convite para apresentar seu livro em uma feira literária de Buenos Aires e ela decide jogar tudo para cima e tentar uma nova vida em outro país, ao mesmo tempo em que busca saciar o desejo de ser mãe.
Chegando a Buenos Aires, Anita se envolve com um misterioso homem chamado José Holden, que junto com seus amigos meio estranhos lhes mostram um novo mundo, um mundo repleto de loucuras e de um firme pensamento de ser plenamente possível associar os personagens literários e a vida real das pessoas. Seguindo essa linha bastante fina entre ficção e realidade, Daniel Galera produz uma intrigante historia de busca, recomeço e amores passageiros.
Mais sobre os livros do autor, aqui e aqui.
Site do projeto: http://www.amoresexpressos.com.br

Nenhum comentário: