quinta-feira, 15 de abril de 2010

"Se Você Gostou da Escola, Vai Adorar Trabalhar" - Irvine Welsh

Esse ano chega ao Brasil pelas mãos da Editora Rocco, o novo livro do escocês Irvine Welsh, “Se Você Gostou da Escola, Vai Adorar Trabalhar” (376 páginas). O escritor ganhou fama graças ao excelente “Trainspotting” de 1993, que por conta da poderosa versão cinematográfica, teve sua história gravada no inconsciente de boa parte da geração dos anos 90. Em 2002, quase uma década depois, lançou “Pornô”, a instigante continuação do primeiro livro.
Irvine Welsh caminha pela sua literatura seguindo os passos da contracultura dos anos 60 e 70, com influência de autores como William Borroughs e Hunter S. Thompson, para ficar somente em alguns exemplos. Nos seus livros as histórias são construídas por uma rede de marginalizados, loucos e desajustados. A presença de sexo, álcool e drogas em quantidade demasiada são uma constante fixa, que servem de combustível para mover as situações mais inusitadas.
Seu mais recente trabalho é um apanhado de histórias curtas, ao todo são quatro contos e uma novela. “Se Você Gostou da Escola, Vai Adorar Trabalhar” demonstra um resultado bem irregular ao final da leitura. A maior causa desse resultado está na repetição em alta rotação do universo já explorado anteriormente pelo autor, não fisicamente, pois viaja pelos EUA, Inglaterra, Ilhas Canárias (Espanha) e Escócia, mas sim no estilo e construção dos personagens.
O livro começa bem com o ótimo e surpreendente “Cascavéis”, onde dois homens e uma mulher viajam pelo deserto americano provando drogas e álcool sem restrições, até se envolverem em uma situação extraordinária, junto com um mexicano armado, tarado e louco. O conto que empresta seu nome ao livro também agrada, é ácido e mordaz, explorando um inglês que tenta contornar sua vida em torno das mulheres. Os melhores diálogos estão aqui.
Em “CÃES de Lincoln Park” e “Miss Arizona” as coisas já não fluem tão bem. Apesar de não poder serem acusados de ruins, os dois deixam a desejar. São previsíveis no seu desenrolar e não tão empolgantes. Parecem um sub-produto da literatura do próprio Welsh. Para finalizar tem a novela “Reino de Fife”, ambientada na Escócia em um pequeno condado, onde os párias estão espalhados por todo lado. Mesmo sem ser espetacular, acaba divertindo.
Autores que tem uma obra-prima no currículo (nesse caso o já citado “Trainspotting”) tendem a ficar marcados pelo resto da carreira com comparações. Irvine Welsh parece não se incomodar muito com isso, já que continua explorando basicamente a mesma caracterização de modo regular em seus livros. “Se Você Gostou da Escola, Vai Adorar Trabalhar” é mediano e indica mesmo que ainda suavemente, um esgotamento da fonte criativa do seu autor.

Nenhum comentário: