sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

"Zero To 99" - Boston Spacheships - 2009

Todo ano é a mesma coisa. Depois de fechar a velha listinha de melhores do ano e divulgar, eis que surge um disco que merecia fazer parte da relação. Dessa vez o tal disco foi “Zero To 99” do Boston Spaceships, projeto que o Robert Pollard do Guided By Voices toca com Chris Slussarenko (ex-Guided By Voices) e John Moen (The Decemberists) desde 2008. Em 2009 mesmo, lá no comecinho, o grupo já havia lançado “The Planets Are Blasted”.
“Zero To 99” é bem superior ao registro anterior (e também ao primeiro de 2008). Grande parte dessa “culpa”, pode ser atribuída as participações especiais de músicos como Peter Buck (R.E.M), Scott McCaughey (Minus 5 e apoio no R.E.M) e Sam Coomes (Quasi). Nesse disco o Boston Spaceships mistura pop sessentista, psicodelia, rock garageiro e pitadas lo-fi (que o Robert Pollard tanto gosta de fazer). O resultado é um disco melodioso e vibrante.
São apenas 37 minutos divididos em 16 canções. Em “Pluto The Skate”, a primeira faixa com apenas 1 minuto e 17 segundos, parece que estamos na frente de algum disco do Guided By Voices. Na sequência chega “How Wrong You Are”, um rock sessentista com refrão pegajoso, violões quebrando o ritmo e um coro mais no final. E vamos embora. Daí em diante “Zero To 99” não para de agradar. A inglesa “Radical Amazement” que vem a seguir é apenas mais um exemplo.
Em “Found Obstruction Rock 'n' Roll (We're The Only Ones Who Believe In Love)”, a banda obriga a aumentar o valor do som, enquanto as guitarras garageiras explodem e o vocal cheio de efeito comanda a porrada. Suja e saborosa. Vão se alternando momentos calmos (até onde isso pode ser) com outros mais agitados, mas sempre mantendo uma pegada contagiante, baseada em boas melodias. A bonita “Question Girl All Right” é um bom retrato disso.
Robert Pollard é um inquieto de carteirinha (quantos discos ele lançou esse ano? Cinco? Seis?) e costuma acertar bem mais do que errar nas suas viagens. “Zero To 99” é uma ótima demonstração disso. O terceiro disco do Boston Spaceships merece muito ser mais conhecido e escutado. O rock a lá Rolling Stones de “Trashed Aricraft Baby”, a melodia grudenta de “Meddle”, a contagiante “Mr. Ghost Town” e o pop classudo de “The Comedian”, não me deixam mentir.
Site Oficial: http://www.bostonspaceships.com My Space: http://www.myspace.com/bostonspaceships

Nenhum comentário: