sábado, 11 de janeiro de 2014

"O Verão da Minha Vida" - 2013

Crescer é uma tarefa complicada, mesmo levando em consideração as alegrias que a adolescência pode proporcionar. Não é fácil. Ainda mais se você tem 14 anos, é introspectivo e calado, seus pais se separaram e o namorado da sua mãe é um completo idiota. Identificar um lugar próprio no mundo se torna uma incumbência árdua. “O Verão da Minha Vida” (“The Way Way Back” é o título original) trata justamente desse período e marca a estreia da dupla de atores Jim Rash e Nat Faxon na direção.

A dupla que atuou no filme “Os Descendentes” de Alexander Payne e ajudou o diretor a construir o roteiro dessa obra, resolve se aventurar pela direção e também assina a criação da história (e aparecem em papeis secundários) que versa sobre desenvolvimento, descobertas e as agruras da juventude. O tema, meio gasto, mas nunca batido, aparece regularmente em produções pelo mundo, então sair do marasmo e da obviedade talvez seja o principal desafio quando se escolhe abordá-lo.

No longa, Liam James (“2012”) interpreta Duncan, o garoto exposto no primeiro parágrafo. Toni Collette (“Pequena Miss Sunshine”) vive Pam, a mãe dele, e Steve Carell é o namorado e pretenso padrasto, surpreendendo ao fugir dos papéis engraçados e de bom moço que costuma fazer, como em “O Virgem de 40 Anos”. Aqui ele é um cara também separado, com uma filha adolescente, e repleto de concepções certeiras sobre a vida que se enrola para levar, com espasmos que transitam entre a estupidez e o mau caratismo.

Quando essa nova família resolve passar o verão em um litoral, é que Duncan realmente se vê perdido. Não consegue se sobressair e acaba sucumbido a uma situação completamente abjeta. A mãe tenta fazer com que as coisas funcionem, mas o resultado final é pífio. A fuga dessa situação (praxe, nesse tipo de enredo) vem através então de dois pólos. Com a jovem vizinha Susanna (AnnaSophia Robb de “Ponte Para Terabítia”) e o descontraído Owen (Sam Rockwell de “Lunar” e “O Guia do Mochileiro das Galáxias”).

O Owen de Sam Rockwell é gerente de um parque aquático local e se consolida como um dos destaques do trabalho ao lado de Steve Carell. O ator cria um personagem que flerta com a loucura descompromissada, ao mesmo tempo em que serve de contraponto paternal para Duncan, exibindo alguns conselhos e funcionando como o amigo que o garoto não tem. O bom elenco ainda tem nomes como Maya Rundolph e Amanda Peet, todos bem conduzidos pelos diretores e o roteiro simples, porém eficiente.

Em “O Verão da Minha Vida”, Jim Rash e Nat Faxon fogem quase que totalmente da obviedade em um filme singelo e homogêneo, mesclando bem as porções de humor e drama sobre a adolescência, esse tempo de privações e anseios, de sonhos e agonias pessoais. Um tempo de crescimento e consolidação de personalidade que é mais ou menos como frisou Kevin Arnold, personagem principal da clássica série “Anos Incríveis”: “Crescer acontece muito depressa. Um dia você está de fraldas e no outro, já está indo embora”.

P.S: O filme está disponível em DVD e em plataformas online como o Netflix.

Nota: 7,5

Assista ao trailer legendado: 
    

Nenhum comentário: