sábado, 24 de março de 2012

"Jogos Vorazes" - 2012


Sexta. 23 de Março de 2012. A primeira exibição de “Jogos Vorazes” (The Hunger Games, no original) era às 13hs. Uma hora e pouco antes, a fila na frente do cinema localizado em um shopping já era extensa e misturava sem clemência jovens de 14 anos em diante com alguns pais e avós que também se faziam presente. A algazarra envolvia conversas altas e pipocas no chão. Tudo isso para ver o filme inicial baseado nos livros que a escritora Suzzane Collins transformou em um pequeno fenômeno.

Com a espera na sala, a confusão inacreditavelmente conseguiu aumentar e envolveu a distribuição de senhas para um sorteio feito pelo fã clube depois da exibição, demonstração de quem sabia mais sobre a série e uma imensidão de spoilers, promovida ainda mais pela demora agravada pela quebra de algum equipamento. O caos estava montado. Cabia a alguns poucos elementos estranhos aquele universo, se adequar e (tentar) aproveitar a película, mesmo que isso se apresentasse como uma árdua missão.

“Jogos Vorazes” é a primeira adaptação cinematográfica da (atual) trilogia de Suzzane Collins. A direção do longo ficou com Gary Ross (do bom “Seabiscuit - Alma de Herói”) que tinha a tarefa de transpor para a grande tela a mistura de “reality show com gladiadores romanos” que encantou tanta gente mundo afora. Só que por trás dessa tarefa maior, o diretor também tinha que ser capaz de funcionar o universo e as cores que o livro supõe, como também inserir os lados mais interessantes da trama.

Esse lado mais interessante citado acima, ocupa um cunho mais crítico e político do que outras obras do mesmo estilo. Em um futuro remoto da humanidade, o governo assume um papel de coerção e domínio completo do poder. Nascido de uma guerra que dizimou milhares de pessoas, esse governo anualmente faz uma competição envolvendo 24 adolescentes oriundos dos 12 distritos que compõe esse mundo. Quanto maior o número do distrito, menor a qualidade de vida e a capacidade de sobrevivência.

Na nova edição do evento, Katniss Everdeen (a ótima Jennifer Lawrence de “Inverno da Alma”) acaba se oferecendo no lugar da irmã menor que foi escolhida. Mesmo sabendo que apenas um competidor sairá vivo da luta disfarçada de grande evento, ela não pensa duas vezes. Junto com ela vai Peeta Mallark (Josh Hutcherson de “Minhas Mães e Meu Pai”) e os dois são envolvidos em um cenário que varia de cômico a brutal e que serve como o pão e o circo que o estado usa para ajudar a controlar o povo.

O elenco de apoio do filme tem categoria de sobra e consegue se sobressair em vários momentos. Stanley Tucci e Toby Jones vivem dois apresentadores de tevê. Woody Harrelson é uma espécie de treinador que já venceu os jogos antes e até Lenny Kravitz se sai razoável como o estilista de Katniss. As cores das roupas e penteados dos indivíduos da capital caem muito bem como delineadores da alienação a que eles sucumbem e traçam um interessante paralelo, ainda que leve, para os nossos dias.

O resultado final de “Jogos Vorazes” estaciona um degrau acima dos filmes voltados para o mesmo nicho de público, com temas sublinhados que podiam ser a semente para despertar o início de um interesse além do entretenimento. Além da aventura bem construída (porém, apenas comum), a personagem de Jennifer Lawrence provoca discussões adicionais para espectadores ainda em formação. Infelizmente, como a sala fazia questão de afirmar com muito barulho a cada nova cena, esses espectadores estão mais interessados em estar na moda, ou em um novo “Crepúsculo”. Uma pena.

Nota: 7,5

Assista ao trailer: 



Nenhum comentário: