segunda-feira, 11 de julho de 2011

"Mono Maçã" - Lê Almeida - 2011

Com o avanço da tecnologia nos últimos anos, fazer música como lhe convêm independente das ferramentas que tem a disposição no momento, se tornou algo mais descomplicado de se conseguir. O carioca Lê Almeida se enquadra nessa corrente já há algum tempo e produz suas músicas no quarto, na sala ou no quintal de casa, tocando quase que sempre todos os instrumentos.

Esse esquema já proporcionou bons registros como os EP’s “Loufailândia” de 2007 e “Revi” de 2009, onde faixas como “Letícia Cristina”, “Nunca Nunca” e “22 Anos” se apresentaram como maiores destaques. A sonoridade que Lê Almeida busca, se inicia com as guitarras e partir delas explora o lo-fi com influências de Pavement, Guided By Voices, Sebadoh e Built To Spill.

Um dos fundadores do selo “Transfusão Noise Records” e produtor de bandas novas como o Top Surprise, Lê Almeida finalmente lança o primeiro disco completo. “Mono Maçã” já tinha ganhado uma edição menor no ano passado (lançado somente na Inglaterra), mas só agora se apresenta por inteiro. São 23 faixas que seguem a tradição lo-fi na duração, vocais e instrumentos.

Abrindo com o powerpop de “Transporpirações” e fechando com os excelentes seis minutos de “Por Favor Não Morra”, “Mono Maçã” desfila seu repertório com um pouco mais de qualidade na produção e novas influências. A tríade “Marcha dos 6 Elefantes”, “Sonho K” e “Longeridite”, por exemplo, senta para olhar o céu e evocar os Beatles na sua matadora fase psicodélica.

As guitarras explodem em distorções, pequenos solos e outras fuleiragens e pedem para que o volume seja aumentado. Faixas como “Eles Estão Na Minha Rua”, “Vamos Ver o Sol” e “Amigo Comprimido” mostram o Lê Almeida já conhecido anteriormente (mas com leves mudanças), e recheiam um disco que agrada bastante, principalmente quem gosta da estética a que se destina fazer parte.

Baixe o disco gratuitamente aqui: http://transfusaonoiserecords.blogspot.com

Assista “Por Favor Não Morra” em uma longa versão ao vivo:

Nenhum comentário: