sexta-feira, 30 de outubro de 2009

"Up Frow Bellow” - Edward Sharpe & The Magnetic Zeros - 2009

O movimento hippie e seus conceitos já passaram pela música faz um bom tempo. Por volta de 30 ou 40 anos atrás. Até os filhos gerados nessa época de paz, amor, sonhos e decepções já estão trilhando outros caminhos. No entanto ao escutar “Up Frow Bellow”, disco de estréia dos californianos do Edward Sharpe & The Magnetic Zeros, parece que para eles nada passou, pois aparentam ser os dignos descendentes da referida época.
O grupo é comandado por Alex Ebert (não, não existe nenhum Edward Sharpe na banda), que lidera entre nove e treze integrantes de modo itinerante, saindo para se apresentar Estados Unidos afora viajando dentro de um ônibus. A sonoridade é um folk rock com fartas porções de psicodelia, influenciado por bandas antigas como Grateful Dead, Jefferson Airplane e The Mamas And The Papas e por outras mais recentes como o Arcade Fire.
Essencialmente “Up From Bellow” é um disco para cima, vibrante, com backing vocals em vários momentos. Em outras faixas soa contemplativo e até mesmo um pouco sombrio. O começo com “40 Day Dream” e “Janglin” (em que a banda cita a si mesmo) não empolga tanto, mas depois da terceira faixa que dá nome ao disco, o clima melhora bem. A música é um indie country que traz letras como: “Eu tinha apenas cinco anos quando meu pai me disse que ia morrer.” Para baixo não?
“Carries On” que vem na sequência é uma bela canção. Simples, singela e apaixonante. Jade” flerta com Bob Dylan para contar a história de uma garota que encanta onde passa, que atrai pessoas só para vê-la. “Home” é cheia de assobios, para cima, com vocal dividido entre homem e mulher e letra que trata de uma relação amorosa. “Desert Song” é atmosférica, com vocal forte e um climão estilo Arcade Fire no ar. "Black Water” é introspectiva e melódica.
“Come In Please” lembra Jefferson Airplane, versa sobre se encontrar e traz referências a “Sympathy For The Devil” do Rolling Stones mais ao seu final. “Simplest Love” é curta, com letra boba e emula paisagens mais etéreas. “Kisses Over Babylon” é uma tremenda confusão de espanhol com inglês e poderia ter ficado de fora. “Brother” vem somente no violão e fala de família e culpa, enquanto “Om Nashi Me” fecha tudo na maior loucura e lisergia.
“Up From Bellow” do Edward Sharpe & The Magnetic Zeros passa longe do disco que vai mudar sua vida, mas ao fugir um pouco que seja do salão central em que a maioria das bandas de hoje em dia senta para conversar, acaba por trazer um resultado interessante de ser ouvido. Talvez a banda nem dure muito, só baste esse disco para Alex Ebert cansar e partir para outra das suas empreitadas malucas. O melhor é aproveitar enquanto ainda existe.
Site Oficial: http://www.edwardsharpeandthemagneticzeros.com My Space: http://www.myspace.com/edwardsharpe

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

"Bastardos Inglórios" - 2009

“Bastardos Inglórios” é o filme que o diretor Quentin Tarantino precisava fazer depois de passados tantos anos do seu “Pulp Fiction” e o alvoroço que ele causou na indústria. Desde “Pulp Fiction”, Tarantino participou de alguns projetos com amigos e criou filmes bacanas como a dobradinha “Kill Bill”, mas cada vez mais fechava a sua cartela de fãs para o seu estilo próprio e parecia não conseguir sair disso. Com “Bastardos Inglórios” a coisa muda de figura.
No seu novo filme, o diretor tão cultuado e odiado, consegue criar novamente uma obra que deixa o espectador com um sorriso de satisfação completo ao sair do cinema. Usando a França ocupada pelo império alemão na Segunda Guerra Mundial como cenário, subverte totalmente os filmes sobre esse momento histórico e cria uma trama onde personagens reais são mesclados com criações suas, tendo no cerne da batalha, a vingança, um de seus pratos preferidos.
Logo no ínicio do filme, uma grande cena já brilha aos olhos. Em uma fazenda no interior da França, o Coronel da SS Hans Landa (um trabalho impecável do ator Christoph Waltz) vai batendo papo com um fazendeiro da região sobre judeus desaparecidos. Hans Landa é conhecido como “O Caçador de Judeus” e a sua conversa com o fazendeiro cresce em tensão até chegar ao seu derradeiro final, promovendo um show de frases e gestos certeiros.
Do outro lado da trama, conhecemos o Tenente Aldo Raine (Brad Pitt impagável entre o louco e o engraçado), que comanda um grupo de mercenários que adentra a França com apenas dois propósitos: causar terror e matar nazistas. Do primeiro arco do filme, o que traz a visita do Coronel Hans Landa a fazenda, aparece anos depois a bela Shosanna Dreyfuss (Mélanie Laurent), que como sobrevivente cuida de um cinema em Paris de maneira silenciosa.
Tarantino vai unindo as histórias paralelas para chegar a um final que surpreende e traz momentos de um cinema realmente extraordinário. A violência que muitos dizem ser gratuita em seus filmes, dá aqui uma amenizada, não que seja menos forte por conta disso, mas aparece menos. A verdadeira violência de “Bastardos Inglórios” está nas suas frases e posturas dos envolvidos que em certo momento deixa todos praticamente iguais, os bons e os maus.
Com “Bastardos Inglórios”, Tarantino novamente volta a ser comentado pelos quatro cantos do mundo. Sem dúvida, o filme é sua grande obra desde “Pulp Fiction”. Ao subverter o nazismo, destronar personagens de uma história sem sentido e transformar o Coronel Hans Landa, um “vilão”, no grande nome da película, passa a merecer novamente a alcunha de gênio. O trabalho de Christoph Waltz é uma atuação vibrante, irônica e poderosa e se consolida no ponto alto do filme. Grande filme de um grande diretor.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Mundo Livre S/A - Gold Mar Hotel (PA) - 25.10.2009

Domingueira em Belém, véspera de feriado. O sol já estava se encaminhado para sair de cena quando o “Esquenta” do 4º Festival Se Rasgum começava a acontecer. Na pauta da noite várias atrações bacanas e promessa de mais um grande show dos pernambucanos do Mundo Livre S/A na cidade. A banda deixou uma boa imagem para trás quando de maneira apoteótica encerrou o primeiro Festival Se Rasgum em 2006.
A primeira banda a subir no palco do ótimo ambiente do Gold Mar Hotel foi Pio Lobato & Suposto Projeto. Proposta interessante do sempre competente Pio Lobato. É esperar para ver se teremos novas coisas pela frente. Depois de algum tempo, o Metaleiras da Amazônia comandou um baile de ritmos paraenses e latinos. Todo mundo se balançando na platéia enquanto os metais sangravam e davam o rumo do show. Classe pura.
Depois de uma espera até relativamente grande, Fred 04 e sua trupe sobem para comandar o grande show da noite. Já vi alguns shows do Mundo Livre S/A na vida e nunca presenciei nada nem mais ou menos. Dessa vez não foi diferente. A banda atacou logo de entrada com “Bolo de Ameixa” do disco “Carnaval na Obra” de 1998 que tocou muito na MTV na época e a poderosa “Free World” do “Guentando a Ôia” de 1996. O clima estava criado.
Daí em diante a banda enfileirou hits como “Musa da Ilha Grande” (cantada pela galera), “Mexe Mexe” e “Pastilhas Coloridas” (com direito a coro forte no refrão), entre outras como “Homero, O Junkie” e as clássicas “Manguebit” e “A Bola do Jogo”. Fred 04 ditava o ritmo ora do cavaquinho mais metal da história, ora da sua guitarra. Fábio Malandragem não ficava atrás e moldava quase todas as canções com o groove forte do seu baixo.
Para o bis a banda deixou um momento lírico e outro para encerrar com tudo vibrando lá em cima. Primeiro a bela “Meu Esquema”, depois a cacetada de “Treme-Treme (Shakin ‘All Over) do disco “Por Pouco” de 2000. Fim de festa e algumas certezas circulam pela mente em comentários com os amigos presentes. A maior delas, sem dúvida, é que mesmo depois de 15 anos da sua estréia, o Mundo Livre S/A continua esbanjando categoria e boa música. Banda fodaça.
Site Oficial: http://www.mundolivresa.com

domingo, 25 de outubro de 2009

"Simplesmente" - Os The Darma Lóvers - 2009

Os The Darma Lóvers é o tipo de banda que carrega aquela velha afirmação do ame-a ou deixe-a. Isso ocorre tanto pelas letras das músicas e postura dos membros, com todo um lado espiritual envolvido, como no vocal da dupla Nenung e Irínia que podem desagradar ouvidos que buscam coisas mais fortes. Completando dez anos de estrada em 2009, a banda lança mais um disco, dessa vez pela Dubas, chamado “Simplesmente”, que para quem está dentro do lado do “ame-o” é plenamente agradável.
A sonoridade não mudou muita coisa nesses anos, ainda é vinculada ao folk rock com enxertos de psicodelia e música pop. Ouso até dizer que “Simplesmente” é o trabalho que melhor casa essa mistura. A culpa talvez seja da produção sempre precisa de Kassin, que dá uma alinhada geral e consegue equilibrar o lado espitual do grupo com toques mais cotidianos, formando uma bonita coleção de canções simples e leves para acalmar um pouco a vida.
O grupo além de Nenung (vocal e violão) e Irínia (vocal), conta ainda com 4nazzo (guitarras), Jimi Joe (guitarras), Thiago Heinrich (baixo e piano) e Sassá (percussão e bateria). Já na faixa inicial que carrega o mesmo nome do disco, temos uma idéia do que vem pela frente, com passagens como: “pois então a gente relaxa e decide tomar de vez a direção/daí tudo se encaixa e encontra um sentido/nada mais que a chance brilhante de ser, estar simplesmente/indo em frente com isso em que eu acredito”.
E assim as coisas vão se sucedendo, abrangendo temas diversos como morte, esperança, realização pessoal, amor, tranqüilidade e paz. Em “O Homem Que Calculava”, conduzida com bastante classe por violões, inspiram-se questionamentos da vida puramente material, para em outras como “Srta. Saudade da Silva” falar de amores perdidos em versos assim: “acho que não vou morrer de amor/e a saudade não mata porém/ fecho os olhos vejo teu rosto/e aqui dentro algo forte me vem”.
“Gente De Classe” é mais pesada (para os padrões do grupo), com direito até a guitarras distorcidas, enquanto em faixas como “Júlia” soam mais pop do que nunca. As letras e a postura dos Darma Lóvers poderia soar chata ou cansativa, mas passa distante disso. Em dias tão agitados, com violência explodindo para todos os lados, músicas como as que estão contidas nesse “Simplesmente” causam um bem até maior do que o esperado. Mesmo que essa não seja sua intenção primordial.
Site Oficial: http://www.darmalovers.com My Space: http://www.myspace.com/darmalovers

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

"Rita Lee Mora ao Lado: Uma Biografia Alucinada da Rainha do Rock" - Henrique Bartsch

“Rita Lee Mora ao Lado: Uma Biografia Alucinada da Rainha do Rock” já sai ganhando alguns pontos logo na entrada, por conta do titulo e da capa belíssima, cortesia do projeto gráfico de Luciana Porto Alegre. Mas o que seria o livro? Será que a nossa Santa Rita de Sampa resolveu escrever suas memórias? Nada disso, a história da rainha do rock nacional é revista através do olhar travestido de uma certa mulher que esteve sempre como testemunha ocular da sua vida.
O autor dessa biografia tresloucada é Henrique Bartsch, engenheiro civil e músico, colaborador de Carlos Calado no ótimo “A Divina Comédia dos Mutantes” e fã confesso da obra de Rita Lee. Na orelha do livro, Rita conta como teve conhecimento do trabalho do autor e deu seu aval para que a obra fosse publicada, insistindo que não censurou nenhuma parte. A leitura realmente indica esse caminho, pois lados não tão belos são apresentados.
Para contar a história, Henrique Bartsch criou uma personagem chamada Bárbara Farniente que passou toda a vida próxima de Rita Lee e que por vários acasos do destino, sempre esteve presente nas situações mais importantes que a envolveu. O recurso, interessante a primeira vista, funciona bem na maior parte do tempo e escorrega somente quando repete passagens e afirmações, como a maldição de Bárbara em nunca ver Rita tocar ao vivo.
Partindo desse personagem irreal, o autor vai arremessando casos e mais casos divididos em dois grandes capítulos que abrangem a vida antes e depois dos Mutantes, sem sombra de dúvida um marco na vida da homenageada. Com um linguajar simples e direto, sem muitos floreios, e em algumas passagens até com alguns vícios de linguagem que acredito ser opcional, a história vai envolvendo bem e o leitor fica sem saber onde acaba o real e começa a fantasia.
“Rita Lee Mora ao Lado” agrada na grande maioria das suas páginas, entrelaçando artistas consagrados como Gilberto Gil, Jorge Ben, Roberto Carlos, Elis Regina, Caetano Veloso e Tim Maia com a vida da personagem principal. Henrique Bartsch demonstra ser um grande fã e isso acaba por influenciar levemente a obra, como no caso da saída de Rita dos Mutantes, mas de modo geral isso não chega a comprometer o resultado final.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

"Woodstock" - Pete Fornatale

O festival de Woodstock não para de render novos produtos. No campo da literatura, temos outro livro a se aventurar para contar as aventuras e desventuras do clássico festival. “Woodstock” (“Back To The Garden” no original) de Pete Fornatale lançado no Brasil pela Editora Agir neste ano, traz a já conhecida história através de depoimentos de músicos, pessoas da produção, jornalistas e espectadores que lá estiveram presentes.
Pete Fornatale, o autor do livro, é um conhecido radialista e DJ na cidade de Nova York desde o final dos anos 60 e demonstra um conhecimento grande sobre os artistas envolvidos e a expressão musical da época. Os fatos são organizados e montados em três capítulos, um para cada dia do festival, sendo subdivididos em partes para cada artista de acordo com a sua respectiva ordem de apresentação.
O mais interessante desse novo rebento é que são apresentados artistas que na grande maioria dos textos sobre o assunto, acabam ficando de fora, como John Sebastian, Melanie, Arlo Guthrie, The Incredible String Band e Ten Years After, entre outros. Outro ponto bacana é que por contar a história por ordem de apresentação, o leitor acaba por se envolver mais e imaginar que faz parte da exata ordem das coisas.
O que no filme marcou uma geração e tomou ares de engraçado, mesmo através de um humor peculiar enxertado por doses e mais doses de drogas e álcool, neste livro ganha tons menos leves. O universo para o qual foi montado o festival mesmo recheado de paz, sem confusões ou brigas, era um imenso caos, onde falta comida e o devido suporte para necessidades sanitárias, o que leva a imaginar como não aconteceu uma tragédia, inclusive pela grande chuva que avançou em determinado momentos.
No mais é sempre interessante ouvir histórias já conhecidas e clássicas como a abertura de Richie Havens, a apresentação visceral de Joe Cocker e sua versão matadora “With A Little Help From My Friends” dos Beatles, o furacão chamado Santana e Jimi Hendrix no auge da sua forma entortando o hino nacional norte americano. “Woodstock” de Pete Fornatale, é uma leitura prazerosa, apesar de já sabermos de quase tudo que está lá descrito.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

"Distrito 9" - 2009

Invasões alienígenas formam um campo que já foi explorado até a exaustão no cinema. Tudo que o gênero poderia apresentar já havia sido feito, correto? “Distrito 9” que chega aos cinemas nessa semana prova que ainda pode haver algumas exceções a essa afirmação. O diretor Neill Blomkamp consegue utilizar de modo diferente a chegada de alienígenas ao nosso planeta e em cima disso amarra um filme com bastante referência política e social.
A história se inicia vinte anos depois de uma nave invadir os céus da terra causando muita confusão. Mas ao invés de guerras ou cenas futuristas, o mundo se deparou com milhares de extraterrestres desnutridos, acabados e exilados por aqui. Uma ótima sacada foi o lugar escolhido para a trama se desenvolver, a capital da África do Sul, Joanesburgo, ao invés das tradicionais cidades norte americanas como Los Angeles ou Nova York.
O governo sul-africano isola os aliens em campos fechados, que não demoram para virar uma grande favela, com população crescendo cada vez mais e o crime correndo solto em todas as suas vertentes. A analogia com o Apartheid que ocorreu no país é clara e incomoda em vários momentos, principalmente nas entrevistas do “documentário” que conduz o filme, onde os humanos usam frases que já serviram muito bem para os seus semelhantes.
O domínio da favela fica a cargo da MNU, uma empresa que serve para controlar as coisas no Distrito 9, mas que na verdade está mais preocupada em dissecar os extraterrestres para entender sua genética, assim como a tecnologia das suas armas. Quando da mudança para um novo lugar, a MNU, sob o comando do mesquinho e atrapalhado Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley), se depara com uma forte resistência e sérios problemas.
No processo de desalojamento e transferência dos habitantes, Wikus entra acidentalmente em contato com um líquido negro, que começa a lhe dar enjôos e posteriores mutações. Desse ponto em diante, a história ganha em aventura, mas perde bastante em clareza e não consegue manter o bom ritmo dos seus primeiros 30 minutos, onde o manejo rápido da câmera e os comentários inconvenientes que são despejados geram um bom resultado.
“Distrito 9” teve um orçamento relativamente baixo para produções do gênero e mesmo assim gerou um grande lucro, causando alvoroço pela internet e recebendo as bênçãos de Peter Jackson (de um tal “O Senhor dos Anéis) que ficou com a produção. Mesmo recheado com boas idéias, o filme se perde depois da primeira metade e começa a demonstrar vários furos no roteiro, o que no final lhe acarreta apenas a alcunha de razoável. Podia ser mais.

sábado, 17 de outubro de 2009

"Never Cry Another Tear" - Bad Lieutenant - 2009

O que esperar de um álbum que tenha Bernard Summer? Canções pop com ótimas melodias é uma das respostas, acredito eu. Depois do fim do New Order, o músico inglês se juntou na casa de Alex James do Blur com Jack Evans no vocal e guitarra, Phil Cunningham (da formação recente do New Order) na outra guitarra e com o parceiro de tantas jornadas Stephen Morris na bateria, para montar sua nova banda, o Bad Lieutenant.
O disco tem o sugestivo título de “Never Cry Another Tear” (algo como “Nunca Chorar Outra Lágrima”) e é extremamente alegre até para os padrões de Bernard Summer. Traz uma roupagem rock que flerta com os anos 80 e com o britpop de maneira competente, por mais que não traga nada de novo ao mundo da música. Quando a primeira música “Sink Or Swim” começa, é fácil perceber o toque pessoal de Summer na canção.
Dividindo os vocais com Jack Evans, “Never Cry Another Tear” traz 10 músicas em 45 minutos, onde o pop é a palavra de ordem. Na já citada “Sink Or Swim”, o riff infalível faz a cama para o vocal adentrar o jogo e jogar frases como: “mas você vai nadar ou afundar?” pelo caminho. Passa pelo rock inglês dos anos 90 em “Summer Days On Holiday” e “This Is Home” e atravessa baladas como a bonita “Runaway” e “Head Into Tomorrow”.
Em “Shine Like The Sun”, apesar da entrada indicar um indie pop da nova safra, quando o vocal entra a música se converte no mais puro Echo And The Bunnymen. Não sei qual seria a opinião de Ian McCulloch ao ouví-la, mas acredito que até ele se assustaria. Em outras como “Poisonous Intent” parece que estamos em algum dia perdido da segunda metade dos anos 80. Tudo surge naturalmente e passa longe da cópia banal, seguindo apenas como canções.
Bernard Summer já cravou seu nome na história da música em bandas como o Joy Division e New Order. Esse seu novo projeto, parece ser apenas uma forma de seguir fazendo aquilo que mais gosta para viver. Se encarado dessa forma, sem maiores expectativas, “Never Cry Another Tear” pode fazer um bem danado, pois traz uma coleção de faixas com o toque indefectível desse artista, cabendo bem em vários momentos do nosso dia a dia.
Site Oficial: http://badlieutenant.net My Space: http://www.myspace.com/badlieutenantmusic

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

"Brega S/A" - 2009

O futuro da música está em jogo já há alguns anos com a derrocada das gravadoras e a extensão que a pirataria e os downloads via internet alcançaram. Em “Brega S/A”, documentário de quase uma hora lançado pela Greenvision Films, gravado entre 2006 e 2008 e disponível para download gratuito no seu site, Vladimir Cunha e Gustavo Godinho, (direção e edição) botam o dedo nessa ferida e em um fenômeno que abraça todo o estado do Pará.
O tecnobrega e suas inúmeras variações de nomenclatura é responsável por atingir a população do Pará, principalmente da sua capital Belém, de maneira avassaladora. É claro que a comparação com o funk carioca nesse caso se faz bastante presente, tanto pela qualidade das músicas, quanto pela forma de gravação, assim como pelo público atingido, na sua grande maioria das classes mais pobres, moradores da periferia.
Particularmente sempre entendi uma tremenda burrice a critica generalizada sobre o tecnobrega. Evidente que a qualidade é sofrível, atinge em diversos momentos a ilegalidade (via pirataria), no entanto tem um efeito social relevante, pois retira da faixa de miséria várias pessoas que se envolvem tanto na produção das músicas quanto nos eventos e todo o mercado que os cerca. Solução para miséria? Lógico que não, mas é inegável sua importância.
No documentário são apresentadas várias personalidades dessa indústria bizarra e lucrativa. Desde cantores como Maderito, o “Garoto Alucinado” e o DJ Maluquinho, como as aparelhagens que arrastam milhares nas suas festas, além de ícones regionais como o Dj Dinho do Tupinambá, que comanda um negócio que envolve inclusive programas de tv e rádio. Entre gravações de depoimentos e dos eventos em si, “Brega S/A” se desenvolve.
Em muitos pontos “Brega S/A” leva a questionar o futuro da música no que se refere a sua comercialização, assim como na sua banalização. O tecnobrega sem apoio de gravadoras, criou uma enorme escala de produção que atinge várias mídias e é divulgada diretamente pelos camelôs, os grandes responsáveis pela sua propagação. “Brega S/A” mostra uma indústria viva e voraz e sem tomar lados sobre sua qualidade e outras coisas, coloca para pensar. Vale bem a pena.
Site oficial para download: http://www.greenvision.com.br

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

"Do Clássico Ao Novo" - Caverna Club - Belém/PA - 17.10.2009

Salve, salve minha gente amiga...
Dia 17 de outubro, próximo sábado, tem festa das boas na capital do Pará. O Meio do Mundo, Ataque Fantasma e Norman Bates sobem no palco do Caverna Club (antigo Liverpool), na 14 de Abril com a Magalhães Barata na festa “Do Clássico Ao Novo”.
O ingresso é apenas R$ 10,00 e eu vou estar lá como DJ convidado, mandando vários sons bacanas na pista.
Apareçam!!
Paz Sempre!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

The Beatles Stereo Box Set [Original Recording Remastered] - 2009

Dia desses batendo papo no bar com uns amigos, a conversa invariavelmente passou pela música e enquanto discutíamos sobre os bons lançamentos de 2009, um velho amigo disparou: “Ah, caras. O melhor lançamento de 2009 é a coleção dos Beatles remasterizada. Nem dá para discutir.” Todos que estavam na mesa sem exceção deram risada e acabaram por concordar com o comentário que botava fim na pequena discussão.
Sem saudosismos baratos ou gratuitos, dá para entender e levar em consideração o comentário acima. O ano corrente apesar de ainda não proporcionar um excelente trabalho, apesar de trazer bons discos de Wilco, Franz Ferdinand, Minus 5, Morrisey, Raveonettes, Harlem Shakes e The Pains Of Being Pure At Heart, não teve nada de espetacular. E se abusarmos de má vontade talvez esse raciocínio possa ser estendido para alguns anos anteriores.
Isso leva a duas conclusões: Primeira: Os Beatles ainda são a maior banda do mundo. Fato, apesar de clichê. Segunda: O rock atual carece muito de qualidade, mesmo que várias bandas/artistas (a exceção da regra) se destaquem em trabalhos competentes e bonitos. Ao ouvir todos os discos remasterizados em sequência, percebe-se como a evolução do quarteto de Liverpool foi acontecendo de maneira assustadora e como discos até menos valorizados são incríveis.
Sinceramente não dá para saber quantas outras remasterizações ainda virão pela frente, tendo em vista todas que já ocorreram até aqui, o que dá para saber é que fica difícil não ter essa coleção em casa para substituir a antiga. São 12 cds mais o “Magical Mystery Tour” de 1967, além da coletânea “Past Masters” compiladas em volume único. Os livrinhos de encarte trazem notas históricas e fotos raras. Ou seja, um luxo indispensável para os fãs.
Com mais de 600 milhões de discos vendidos em toda a história, os Beatles são uma fonte inesgotável de renda em qualquer esfera de comércio. Isso é inegável e a exploração da marca sempre será feita. No entanto, fica difícil resistir quando o assunto são músicas de uma qualidade absurda, ainda mais quando vivemos em tempos de bandas alçadas a fama e esquecidas em semanas (ou dias). “Beatles Remasterizado”: O melhor lançamento do ano. Podes crer. É a mais pura verdade.
Site Oficial: http://www.thebeatles.com

domingo, 11 de outubro de 2009

À Mesa Com o Chapeleiro Maluco" - Alberto Manguel

Para o escritor Salman Rushdie: “A literatura é um lugar em qualquer sociedade onde, dentro da privacidade de nossas próprias cabeças, conseguimos ouvir vozes falando sobre tudo de todo modo possível”. A literatura sempre carregará esse ar de fantasia, de propor ao leitor que imagine sua própria história mesmo quando esta é forjada na realidade ou quando se torna cemitério para o enterro de diversas e variadas loucuras.
Em “À Mesa Com o Chapeleiro Maluco: Ensaios Sobre Corvos e Escrivaninhas”, o escritor Alberto Manguel, argentino de nascimento e cidadão canadense por opção, traz à tona pequenos ensaios sobre obras famosas e seus escritores, correlacionando-os com seu tempo, validando sua relevância e em várias passagens entrelaçando estes com trechos de “Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carrol, um clássico retrato de fantasia e surrealismo com doses reais de aplicação.
O livro saiu esse ano pela Companhia das Letras com 246 páginas e mostra um autor com idéias claras, intrigantes e bem explanadas. Alberto Manguel que fez carreira como editor e ensaísta, mesmo que também tenha se aventurado pelo campo da ficção, traz nessa nova coleção linhas de raciocínio que na sua grande maioria mostram uma forte lucidez sobre o tema abordado, passos calculados sobre um caminho bem conhecido.
“À Mesa Com o Chapeleiro Maluco” é acima de tudo um livro sobre a paixão pela leitura e como esta indica caminhos na vida. O passeio narrativo passa por Pinóquio (em um ensaio deslumbrante), Júlio Verne, Conan Doyle, Robert Burton e H.G. Wells, entre tantos outros, e avança no final por outras áreas como a pintura e a arquitetura vide Van Gogh e Gaudí. No texto sobre “O Vento nos Salgueiros” de Kenneth Grahame, o autor consegue emocionar.
Além de tudo que já foi dito, o novo livro de Alberto Manguel é uma pintura bonita sobre a literatura de modo geral, como também uma viagem ao mundo meio “louco” de algumas das figuras abordadas. “À Mesa Com o Chapeleiro Maluco” é para ser degustado calmamente como um bom conhaque ou vinho, apreciado aos poucos, sem pressa, sem correria, para que suas palavras possam transbordar o sentimento que tentam transpor.
Site oficial do autor: http://www.alberto.manguel.com

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

"In And Out Of Control" - The Raveonettes - 2009

Sempre achei bem difícil não gostar do Raveonettes, o duo dinamarquês formado por Sune Rose Wagner (guitarras e vocal) e Sharin Foo (vocal e baixo) na ativa desde 2001 e que este ano solta mais um álbum, “In And Out Of Control”, o quinto da carreira. Principalmente se você gostar de melodias doces, vocais femininos e altas doses de distorção. Ou ainda se gostar de Velvet Underground, The Jesus And Mary Chain, My Bloody Valentine e Ride.
“In And Out Of Control” apesar de diminuir um pouco a carga das distorções e microfonias, traz faixas curtas e melódicas para serem escutadas em alto volume. O disco olha para outros lados já explorados em menor escala anteriormente, como os anos 50 e os grupos vocais femininos dos 60, adicionando mais doses de pop na mistura. Nas onze canções traz um lado mais alegre e outro um pouco triste, com letras que exploram bem isso.
Já em “Bang!” a faixa de abertura, o ouvinte é capturado enquanto uma melodia simples é cantada sobre um fundo de guitarras que exibem distorções para todo lado. “Gone Forever” chega com microfonias para ganhar um toque mais dançante, mais indie rock. “Last Dance” é calminha, com tecladinho sacana e passa empolgando. “Boys Who Rape (Should All Be Destroyed)” chega mais quebrada, cheia de efeitos e paradas.
“Heart Of Stone” é a que mais tem influência dos irmãos Reid, um banho de The Jesus And Mary Chain. “Oh, I Buried You Today” é uma baladinha curta com letra estranha. “Suicide” com seu ar de surf music e “D.R.U.G.S” dançante e para cima, formam a melhor dobradinha do disco. “Breaking Into Cars”, mantêm o nível e a dança na vez. “Break Up Girls!” é a mais suja do disco e por conseguinte a que mais lembra o início da carreira.
Para encerrar aparece “Wine”, típica canção de fim de disco, de fim de festa, de fim. Uma quase canção de ninar (até onde os olhos possam ver). Em “In And Out Of Control” o Raveonettes soa basicamente o mesmo de sempre, o que no seu caso passa longe de ser cansativo ou chato, pois continuam esbanjando vigor e melodias assobiáveis como poucos. É colocar para tocar e ficar ali escutando e sonhando platonicamente com a Sharin Foo...
Site oficial: http://www.theraveonettes.com

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

“É Tudo Mais ou Menos Verdade” - Allan Sieber

O humor de Allan Sieber é daqueles que fogem drasticamente do convencional e do chatíssimo politicamente correto. O cartunista e quadrinista publica suas tiras em vários veículos de informação, além de manter um site pessoal bem bacana. Depois de livros como “Preto no Branco” e “Vida de Estagiário”, aparece novamente com “É Tudo Mais ou Menos Verdade: O Jornalismo Investigativo, Tendencioso e Ficcional de Allan Sieber”.
Lançado mês passado pela editoria Desiderata, o livro traz 128 páginas reunindo todo o humor corrosivo e anárquico do autor. Traz publicações suas em revistas como a Trip e a Playboy, além de tiras e histórias inéditas, na sua grande parte sozinho e nas demais com parceiros como Arnaldo Branco. Para quem já está acostumado com o teor dos quadrinhos de Sieber, “É Tudo Mais ou Menos Verdade” é um deleite de diversão inteligente.
Como um de seus ídolos, o grande Robert Crumb, o autor rabisca diversas facetas da sociedade e do ser humano, usando para tanto relatos autobiográficos de passagens suas por eventos como o Camarote de Carnaval da Brahma, a Fashion Week Rio e o Festival Literário de Paraty, onde descancara grande parte da futilidade e da “pretensa” sabedoria de alguns presentes, dentro de um país onde se lê tão pouco.
Mostra também alguns de seus conhecidos personagens, como o Afrânio Mendez do quadro “Vivendo com Estilo” publicado na Revista Playboy, onde são fornecidas ótimas “dicas” para se consquitar uma mulher, tema que também é explorado em uma das melhores histórias contidas no livro, que trata sobre um “Workshop de Sedução”, fornecendo ótimas risadas diante dos afetados personagens.
“É Tudo Mais ou Menos Verdade” traz até um momento lírico apaixonado em “Desculpa Olivia”, que não me recordo de ter visto em outras vezes. Aliando suas influências que passam por Millôr, Jaguar, Adão Iturrusgarai, Angeli e Robert Crumb com muita acidez, mais uma vez Allan Sieber, não dispensa ninguém das suas mordidas e cortadas fulminantes. Bom para nós que podemos dispor de mais algumas boas gargalhadas.
Site oficial: http://talktohimselfshow.zip.net

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

"Hombre Lobo: 12 Songs Of Desire" - Eels - 2009

Conheci o Eels lá pelo ano de 1997 quando comprei “Beatiful Freak”, seu primeiro disco de 1996. O som da estréia me chamou muito a atenção, o experimentalismo mesclado com doses de um pop mais acessível, além da mistura de influências, era bem particular. Canções como “Susan´s House” e “Novocaine For The Soul” tocaram muito naquele ano. O Eels virava na época o tipo de banda bacana que você indicava para os amigos.
Depois da estréia o grupo que se confunde com o músico Mark Oliver Everett (ou E. apenas), pois é quase na totalidade um trabalho solo travestido deste, manteve uma carreira sólida e competente. Na cola de “Beatiful Freak” vieram mais dois ótimos registros, “Electro-Shock Blues” de 1998 e “Daisies Of The Galaxy” de 2000. Seu último trabalho havia sido o duplo e apenas razoável “Blinking Lights and Other Revelations” de 2005.
Em 2009, Mark Everett volta a tona acompanhado de uma formação básica que inclui apenas Kool G. Murder (baixo, guitarra e teclados) e Knuckles (bateria e percussão). “Hombre Lobo: 12 Songs Of Desire” é todo baseado no personagem citado em “Dog Faced Boy”, canção de abertura de “Souljacker” de 2001, um cidadão que por sua “estranheza” vive a margem da sociedade, que lhe nega seus caprichos e prazeres, amores e conquistas.
Em Hombre Lobo, o Eels soa cru e enérgico, alterando essa faceta com canções mais calmas, o que acaba por provocar lembranças de todas as suas fases anteriores. Mark Everett aproveita que agora usa um “personagem” e não mais a si próprio, para destilar sem muita culpa, letras que servem rejeição, perdas e desilusões como pratos principais. Para quem já conhece as canções antigas do Eels, o tom triste dos versos não surpreenderá muito.
Passeando entre o rock garageiro com toques de blues de faixas como “Prizefighter” e “Tremendous Dynamite” e melodias como as de “That Look You Give That Guy”, “In My Dreams My” e “Timing Is Off”, além das tradicionais experimentações como “Fresh Blood”, o Eels novamente faz um ótimo disco em “Hombre Lobo”. Conselho: quando a última faixa “Ordinary Man” passar pelo player, melhor esperar alguns minutos antes de recomeçar a viver.
Site Oficial: http://www.eelstheband.com My Space: http://www.myspace.com/eels

sábado, 3 de outubro de 2009

"A Strange Arrangement" - Mayer Hawthorne - 2009

A soul music possui inúmeros mestres na sua história, principalmente nas décadas de 60 e 70. Dentre esses mestres, nomes como Smokey Robinson, Curtis Mayfield e Marvin Gaye estão com seu lugar garantido merecidamente. É influenciado por eles que um americano de Michigan, com cara de nerd, chamado Mayer Hawthorne lança seu primeiro disco, intitulado "A Strange Arrangement", pela gravadora Stones Throw.
Mayer Hawthorne é daqueles músicos que tocam vários instrumentos, além de ser produtor e DJ, entre outras coisas. Em seu disco de estréia deixa o seu som como se tivesse saído de algum ano das décadas acima, tendo como grande mérito ultrapassar a mera cópia e criar um trabalho que mesmo olhando diretamente para o passado, consegue caminhar sozinho. Um trabalho em que há sim reverências, mas também há criatividade.
São cinqüenta minutos que trazem só composições próprias, exceção feita a deliciosa “Maybe So, Maybe No”, cover do grupo The New Holidays que a lançou originalmente em 1969. Depois de um rápido prelúdio, a faixa título adentra com um excelente trabalho vocal em uma balada bonita e bem feita. Em seqüência, com um climão de Barry White no ar, “Just Ain't Gonna Work Out” esbanja sensualidade.
A já citada “Maybe So, Maybe No” vem depois, para ser seguida com o pop de “Your Easy Lovin' Ain't Pleasin' Nothin'” com o piano no comando e os metais ditando o ritmo. É para aumentar o som. “I Wish It Would Rain”, cheia de efeitos vintage tem Mayer Hawthorne cantando em falsete enquanto os backing vocals lhe acompanham harmoniosamente. “Make Her Mine”, um dos grande momentos do trabalho, faz balançar o corpo.
“One Track Mind” é curtinha, tem apenas dois minutos e lembra os grupos vocais da Motown como os Temptations. “The ills” chega acelerada, refrão pegajoso e os metais vibrando. “Shiny & New” é outra balada que deixaria Marvin Gaye orgulhoso. “Let Me Know” é para os domingos de manhã. Tiro certo. “Green Eyed Love” é a mais cadenciada do disco e talvez a única que não traga toda a qualidade exibida nas demais.
Com “A Strange Arrangement”, Mayer Hawthorne se coloca um passo a frente de todo esse movimento que está sendo chamado de neo-soul e ao lado de Eli “Paperboy” Reed exibe uma qualidade que foge da imitação gratuita. Se você gosta de soul music, esse disco irá agradar bastante pois é um belo retrato atualizado e colorido de uma música e de uma época que sempre terá o dom de encantar, divertir e emocionar.
My Space: http://www.myspace.com/mayerhawthorne

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

"Aconteceu Em Woodstock" - Elliot Tiber & Tom Monte

O festival de Woodstock completou 40 anos em 2009, então é normal que mais alguns produtos relacionados ao evento que mudou para sempre a música e influenciou no comportamento de toda uma geração, ganhe vida. Um desses produtos é o livro “Aconteceu Em Woodstock” de Elliot Tiber em parceria com Tom Monte, editado pela Best Seller com 301 páginas, que virou filme recentemente pelas mãos do diretor Ang Lee.
A história do festival realizado na cidade de Bethel em Nova York, muitos já conhecem e ótimos documentários sobre o tema dão uma noção do que aconteceu em três dias de shows memoráveis de artistas essenciais de uma época única. Em “Aconteceu em Woodstock”, são apresentados os bastidores do evento, toda a ginástica financeira e estrutural que Michael Lang, o responsável por tudo, teve que fazer para as coisas acontecerem.
Quem conta os fatos é o artista plástico e escritor Elliot Tiber que podemos dizer que “salvou” o festival e com isso acabou por salvar a si próprio. Tiber tomava conta de um hotel na região de posse dos seus pais nos finais de semana, enquanto se dividia entre a vida nesse hotel e a carreira de design de interiores em Nova York, onde homossexual assumido se enfurnava em bares e boates gay, atrás de sexo e alívio.
Quando ficou sabendo em meados de 1969 que o Woodstcok havia sido proibido de acontecer a 80 km da região do seu hotel El Monaco, Ellior Tiber entrou em contato imediatamente com Michael Lang e indicou uma nova área, servindo de suporte para a estrutura que se apresentava, além de intermediar a transação com Max Yasgur, dono da fazenda onde as apresentações ocorreram e viraram lenda.
No livro o autor conta a sua história, desde a infância com um pai ausente e uma mãe judia extremamente gananciosa e indiferente, passando pelas suas descobertas sexuais nos cinemas da cidade e o começo de carreira. Essa parte do livro estende-se muito, toma conta de uns 40% do total e apesar de render boas passagens com nomes como Marlon Brando e Truman Capote, cansa muito no discurso do autor que passa a tratar a questão dos direitos gays como tema principal.
Quando o livro entra nos bastidores do festival é que a leitura ganha novos contornos. A produção do festival teve que subornar um monte de pessoas para que a coisa acontecesse e as narrações das “loucuras” efetuadas são agradabilíssimas. Já pelo final em momentos como a narrativa de Richie Havens tocando “Freedom,” chega realmente a emocionar. “Aconteceu em Woodstock” apesar de um pouco forçado no início, envolve e agrada ao mostrar mais um de tantos lados dessa história única.